
A importância dos testes padronizados nas escolas dos Estados Unidos
Os testes padronizados (Standardized Tests) fazem parte da educação norte-americana desde o século XIX, mas a exigência de uma definição de padrões passou a ser mais exigida a partir do século XX. Os testes são aplicados com o objetivo determinar o desempenho acadêmico passado e o potencial futuro de um aluno.
Os testes padronizados são considerados importantes nos Estados Unidos pois avaliam o que é ensinado a nível nacional. Eles são usados para medir objetivos e como as escolas estão atendendo aos padrões educacionais do estado.
Há três razões principais para testes padronizados: comparação entre os participantes do teste, melhoria da instituição e aprendizado contínuos e avaliação da instituição. Os testes tornaram-se cada vez mais comum nas escolas desde a promulgação da lei de “Nenhuma criança pode ser deixada para trás” (No Child Left Behind) no início dos anos 2000, que exigia que as escolas apresentassem bom desempenho nos testes para manter o apoio financeiro do estado.
Os tipos de testes padronizados
No passado, o ACT e o SAT eram os grandes fatores que determinavam se um aluno seria aceito na escola ou na universidade de sua escolha, mas hoje as instituições de ensino estão se afastando desses testes, em grande parte porque pesquisas recentes mostraram que eles não são indicadores confiáveis .
Desde então os testes passaram por mudanças e novos padrões foram criados, ganhando nova importância em quase todos os níveis de ensino. Além disso modelos inovadores de avaliação foram criados e estão mudando a maneira como pensamos em testes padronizados.
Vejamos os tipos de testes padronizados quem existem nos Estados Unidos.
Os testes para alunos da pré-escola até o ensino médio (K-12)
1. Common Core State Testing (Teste comum do núcleo do estado): são testes do estado disponíveis para todos os alunos do ensino fundamental até o ensino médio. Os novos padrões estabelecidos exigem que os alunos testem não apenas matemática e leitura, mas também em matérias como língua estrangeira, economia, artes e educação física.
2. TerraNova: é uma série de testes de desempenho de alunos produzidos pela McGraw-Hill para avaliar compreensão de leitura, artes da linguagem, matemática, ciências, estudos sociais, vocabulário, ortografia, e outras áreas. Os testes são usados pelo Departamento de Defesa, o estado da Califórnia e vários outros estados nos EUA.
3. International Baccalaureate Exam (Exame de bacharelado internacional): Embora muito mais importante na Europa e em outros lugares do mundo, o exame de IB ainda pode desempenhar um grande papel para os alunos das escolas de IB dos EUA. O exame pode substituir o SAT e até dar crédito aos estudantes em idiomas e outras disciplinas.
4. Stanford Achievement Test (Teste de desempenho Standford): Frequentemente chamado de SAT 10, este teste produzido pela editora educacional Pearson é usado aqui e no exterior para avaliar habilidades em compreensão de leitura, matemática, resolução de problemas, idioma, ortografia, compreensão auditiva, ciência e ciências sociais. Embora incrivelmente abrangente, está se tornando menos comum à medida que os estados desenvolvem seus próprios testes padronizados.
5. STAR Tests: Os testes STAR foram criados pelo Renaissance Learning para uso no ensino fundamental e médio. Os testes são únicos, pois são concluídos no computador e usam tecnologia adaptativa. Os educadores podem usar os testes para avaliar os alunos em leitura, alfabetização precoce ou matemática, monitorando o progresso dos alunos e preparando-os para testes mais complexos.
6. PARCC e SBAC Tests: PARCC (Parceria para Avaliação de Prontidão para Faculdades e Carreiras) e SBAC (Consórcio de Avaliação Equilibrada Mais Inteligente) trazem mudanças nos testes padronizados nos EUA. São testes serão realizados no computador e exige que o aluno tenha conhecimentos de informática para responder perguntas.
7. New York Performance Standards Consortium Test: é uma coalizão de escolas secundárias públicas do Estado de Nova York que desenvolveu um sistema comprovado de avaliação de desempenho, focado no aluno e desenvolvido por profissionais, para suas 38 escolas membros na cidade e no estado de Nova York. O sistema do consórcio deve atender aos requisitos de graduação em vez dos testes de alto risco.
8. Learning Record and Work Sampling System (Registro de Aprendizado e Sistema de Amostragem de Trabalho): são dois testes que analisam o trabalho de um aluno em sala de aula para medir seu progresso, e não em um teste específico. Os professores atribuem pontuações a trabalhos, pesquisas e experimentos científicos, permitindo que eles tenham uma melhor noção do progresso de um aluno ao longo do tempo.
Estamos à disposição caso você tenha qualquer dúvida sobre os assuntos relacionados a Educação nos Estados Unidos. Somos especialistas em ajudar famílias brasileiras a encontrar o melhor caminho para a educação de seus filhos nos Estados Unidos. Entre em contato.