
Como Funciona o Ensino Médio nos EUA
O Ensino Médio nos EUA, em inglês, é chamado de “high school” e os alunos que frequentam essa fase da educação escolar são chamados de “high schoolers” que em português seria “alunos do ensino médio”. Essa fase, que antecede a universidade, se inicia no 9o ano e vai até o 12o ano.
Diferentemente do ensino médio no Brasil o High School dura 4 anos, pois no EUA o 9o ano, que por aqui ainda é fundamental 2, nos EUA já faz parte do ensino médio.
O High school é o último estágio da vida escolar. Uma verdadeira mistura de emoções…
Uma fase de grandes transições e ótimas lembranças, pois as relações entre os alunos se tornam mais fortes e grandes amizades são estabelecidas.
O que os jovens aprendem no ensino médio nos EUA?
Uma escola de ensino médio nos EUA acolhe crianças ente 14 e 18 anos, e espera que eles sejam maduros e responsáveis para assumir a autonomia e liberdade que ganham ao entrarem no High School. A transição do ensino fundamental 2 para o ensino médio é uma das fases mais importantes na vida de um adolescente.
Processos de pensamento independente:
As crianças no ensino médio são quase adultas e têm seu senso de independência e espaço sendo formado, não somente no aspecto social e emocional, mas acadêmico também.
Eles tem liberdade para escolher as matérias que se adequam à sua personalidade e aquilo que desejam fazer no futuro, ao contrário do Brasil onde o currículo escolar é único para todos os estudantes do ensino médio, nos EUA cada aluno escolhe as matérias de acordo com suas habilidades e com o que deseja fazer no futuro.
O principal objetivo da escolha das disciplinas é formar-se com profundo conhecimento dessas opções antes de entrarem na faculdade.
Pensamento Crítico:
A rotina escolar nesse período incentiva a investigação mais profunda dos assuntos, o uso do senso comum e o pensamento crítico.
Raciocínio lógico:
É nessa fase que os alunos querem entender a lógica e o raciocínio por trás de cada assunto. Essa análise faz com que eles aprendam mais e melhor sobre seu assunto de interesse. A pesquisa crítica é o que enquadra e amplia o pensamento diante dos fatos apresentados.
Maior exigência em matemática e linguagem:
À medida que eles se aprimoram em matemática, fica mais fácil para eles analisarem dados e estatísticas, é exigido dos alunos que eles reconheçam um problema de matemática antes de encontrar uma única solução. O Objetivo dessas novas exigências é preparar o aluno para a vida real e os desafios das próximas etapas.
As habilidades de linguagem e vocabulário lhes garantem melhores textos e melhor expressão verbal, a leitura e a oratória melhoram; é o início da construção de importante ferramentas que darão ao jovem experiência futuras entrevistas e palestras.
A relação pais-professores
Uma boa relação pais-professores é necessária para que todos se mantenham atualizados sobre os pontos fortes e fracos no dia a dia do estudante. Nessa fase da vida, o aluno precisa ainda mais que pais e professores estejam alinhados para evitar que o jovem tome decisões erradas.
Para a relação ser eficiente a comunicação entre pais e professores é fundamental e muitas vezes se dá através de e-mails, prática que no Brasil ainda não é comum.
Lição de casa
A Lição de casa é de suma importância nos EUA, ela faz parte do sistema de notas dos alunos e mesmo que os alunos tenham notas altas nas provas as médias podem ser mais baixas por conta do aluno não entregar as lições de casa.
Sistema de classificação e nota
Diferentemente do Brasil o histórico de notas do aluno durante o ensino médio tem grande peso no processo seletivo das universidades, na verdade o histórico de notas é um dos principais crivos nos processos de seleção, sendo assim os estudantes do ensino médio ou “high schoolers” são mais determinados do que nunca e estudam com inteligência e eficiência. Eles sabem que boas notam são fundamentais para boas universidades, inclusive podem ter descontos parciais ou totais nas mensalidades das universidades se obtiverem um histórico de notas considerado excelente.
Quer saber mais sobre o Ensino Médio nos EUA? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato. Estamos prontos para ajudar você.