
Escola Particular nos EUA: Como ela funciona e quais são os seus diferenciais
A escola particular nos EUA é independente na filosofia e na metodologia aplicada. A sua maior característica e principal diferencial, é a atenção individualizada que cada criança recebe. Isso é possível por que a escola trabalha com um número menor de alunos por classe.
O ingresso na escola particular nos EUA se dá por application, onde a criança é testada e também é feita uma análise curricular. No final desse processo, a criança pode ser aceita na escola ou não.
Preparação para a faculdade
Quando as crianças vão para o Middle School, correspondente ao Ensino Fundamental 2 no Brasil, elas ganham um tutor. Esse tutor acompanha a criança desde o sexto ano até o último ano do ensino médio. O papel do tutor é, além da professora, ajudar a identificar as potencialidades da criança para que quando ela for aplicar para uma universidade, ela já tenha consciência de quais são as suas habilidades e para quais universidades ela poderá aplicar. Esse acompanhamento também é um grande diferencial das escolas privadas.
Além disso as escolas privadas oferecem programas relacionados a religião, sendo que muitas famílias optam por essa filosofia. Existem também programas alternativos, como Waldorf e Montessori, que são muito populares nos Estados Unidos.
Porque optar pela escola particular nos EUA?
E porque em um país onde existe uma educação pública de qualidade uma família opta por escola privada? São vários motivos: o perfil da criança exige uma atenção individual, a escola da vizinhança não é uma escola de qualidade ou a criança não foi sorteada para uma escola magnet e nem para uma escola charter. Essas são as principais razões para as famílias optarem por escolas privadas nos Estados Unidos.
Os tuitions (mensalidade) das escolas privadas podem variar muito de uma escola para outra. Entre as escolas privadas, podem existir opções com preços atraentes ou extremamente elevados. E isso também pode ser um diferencial na escolha da escola privada.
Assista no Youtube sobre “Escola Particular nos EUA“