
Estudar nos EUA – devo escolher escola pública ou privada para o meu filho?
Estudar nos EUA pode não ser fácil considerando a dificuldade da escolha da melhor escolha para o seu filho. Colocar seu filho em uma escola pública ou privada geralmente é a primeira dúvida dos pais quando falamos em educação.
Pensando nisso, acompanhe nosso artigo para entender um pouco mais do sistema educacional nos Estados Unidos, pois eles diferem bastante do brasileiro e você não deve tomá-los como parâmetro para sua decisão final.
Em suma, existem quatro tipos de escolas para escolher: a pública, a pública especializada e a privada. Você deve escolher por aquela que atender melhor suas necessidades e exigências e seja adequada ao perfil e crenças dos seus filhos e sua família.
Escola pública americana (perímetro)
O sistema educacional americano é composto por escolas públicas e privadas, sendo que a maioria das escolas nos Estados Unidos são públicas, ou seja, com padrões definidos por cada estado. Com dinheiro público federal, estadual ou municipal é oferecida uma educação gratuita de qualidade.
São escolas públicas que possuem uma área de abrangência perimetral, onde as famílias que residem nessa área podem matricular os filhos mediante a comprovação de residência.
A qualidade de ensino dessas escolas varia de acordo com as notas dos alunos em exames nacionais e são ranqueadas através de órgãos responsáveis pela qualidade do ensino nos Estados Unidos.
Escolas de Currículos Especiais (Magnet/Charter)
A segunda opção são escolas públicas que operam com recursos privados, chamadas de magnet schools.
São escolas que além de seguir os padrões de ensino de seu estado, também podem inovar, seja em metodologia, conteúdo, ou currículos diferenciados como IB, STEM, etc…
Essas escolas possuem um ensino mais personalizado e são muito procuradas por seus diferenciais, qualidade de ensino e principalmente por não terem custo de mensalidades ou matrícula. O Ingresso à essas escolas se dá através de sorteio, e em alguns casos é também exigida prova de proficiência.
Estudar nos EUA em escola particular
As escolas particulares oferecem grande quantidade de opções tanto em metodologia de ensino, quanto em variedade de currículos.
Cada escola possui suas próprias peculiaridades visando o desenvolvimento pleno de cada aluno, identificando suas potencialidades e trabalhando suas dificuldades.
A atenção individualizada aos alunos é o maior diferencial que uma escola particular americana possui. O ingresso nas escolas particulares se dá através do application onde o aluno pode ser aceito ou recusado.
As opções são muitas e vários fatores devem ser considerados na hora de escolher onde estudar nos EUA.
É por isso que você precisa da PREP para te apontar o melhor caminho e mostrar a fascinante variedade para estudar nos EUA. Entre em contato conosco!