
Lockers: 5 benefícios dos armários escolares para estudantes
Os lockers (armário escolar) são tradição na escola americana e já foram adotados por muitas escolas brasileiras devido a sua praticidade. Entre uma aula e outra, o aluno deve ir até o seu armário para deixar o material que não será necessário e pegar o que será usado na aula seguinte.
É comum ver os lockers em filmes americanos, principalmente os que falam sobre a vida dos adolescentes e jovens em idade escolar.
Lockers são mesmo necessários?
Os benefícios do uso dos armários pelos alunos, vão desde lições essenciais de organização e responsabilidade até o alívio das dores nas costas. Vejamos alguns dos principais benefícios dos lockers:
1 – Saúde e bem-estar
Diversas pesquisas apontam que mochilas pesadas, carregadas de livros, aparelhos eletrônicos e outros materiais, podem causar dores nas costas e problemas relacionados. A adoção de armários pelas escolas desempenha um papel importante na garantia da saúde e do bem-estar dos alunos.
Um estudo de 2012 publicado no “Archives of Diseases in Childhood”, afirma que mais de 60% das crianças avaliadas carregavam mais de 10% do seu peso corporal e 1 aluno a cada 5 tinham mochilas pesando mais de 15% do seu peso corporal.
Conforme reportado pela CNN, a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos Estados Unidos, listou diversos tipos de ferimentos causados por alunos carregando mochilas pesadas, como tropeços, quedas e dores crônicas.
O número crescente de ferimentos causados por mochilas pesadas fez com que a Associação Americana de Terapia Ocupacional designasse um Dia Nacional de Conscientização sobre a Mochila Escolar para tentar incentivar as escolas a aliviar a carga de seus alunos.
2 – Organização, responsabilidade e respeito
O armário escolar é uma ferramenta importante no aprendizado da organização pessoal. Com ajuda do locker, as crianças aprendem também a ter mais responsabilidade, pois precisam cuidar de seus pertences e saber a hora em que livros, cadernos e outros materiais devem ser guardados ou retirados do armário.
Além disso, os armários nas escolas ensinam os alunos a respeitar não apenas suas próprias posses, mas também as de seus colegas. São lições que permanecerão com eles para toda a vida.
3 – A sala de aula
A sala de aula tende a ficar menos cheia de mochilas, deixadas na maioria das vezes, entre as fileiras de carteiras. Assim, o professor pode caminhar pela sala sem a preocupação de tropeçar em mochilas pelo chão.
Sem a necessidade de trazer para a sala de aula todo o material necessário para o dia, o espaço do aluno também fica mais limpo e ele pode se concentrar somente no que vai precisar para aquela aula.
4 – Proteção de bens
Os armários/lockers oferecem aos estudantes um local seguro para armazenar telefone celular, tablet ou até laptop, minimizando os casos de perda, danos e até mesmo roubo. Desta forma, a presença de um armário pessoal dá aos pais a tranquilidade de saber que os pertences caros dos filhos estarão seguros.
5 – Privacidade
O conceito de privacidade cria limites que ensinam os alunos sobre o respeito mútuo, define valor em seus pertences e cria confiança ao dar-lhes acesso a um espaço que é deles. E dentro de uma escola com muitos alunos onde a privacidade pode ser algo distante, o armário desempenha um papel essencial, criando um lugar, onde os alunos podem abrigar seus pertences pessoais.
Assista no youtube!
Quer saber mais sobre as escolas americanas? Entre em contato com nossos consultores especializados. Estamos sempre dispostos a ajudar!